Fed mantém juros dos EUA na faixa de 5,25% a 5,50%

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) divulgou nesta quarta-feira (12), que resolveu manter os juros do país inalterados em uma faixa de 5,25% a 5,50% ao ano. Com a decisão, que foi unânime e já era amplamente esperada pelo mercado, o Fed manteve a taxa de juros inalterada pela sétima reunião consecutiva.

No que se refere às expectativas para este ano, dos 19 membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), oito acreditam que seja apropriado dois cortes neste ano, sete indicaram apenas um corte de 0,25 p.p. e quatro não esperam reduzir a taxa em 2024.

De acordo com as projeções do Fomc para a inflação, a expectativa para o PCE (Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal) em 2024 é de 2,6%, representando uma elevação em relação aos 2,4% da projeção anterior, de março.

Apesar da reconhecer o arrefecimento da inflação no último ano, o Comitê reiterou a necessidade de ter mais confiança sobre o progresso da inflação de forma sustentável e reafirmou estar “preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado caso surjam riscos que possam impedir o alcance de seus objetivos”.

No que tange aos dados do mercado de trabalho, o Fomc mencionou novamente que “os ganhos no emprego permaneceram fortes e a taxa de desemprego permaneceu baixa”. Todavia, argumentou que segue atento aos riscos inflacionários e que as perspectivas da economia são volúveis.

Compartilhar

Confira outros artigos

PRINCIPAIS DESTAQUESPIB do Brasil cresce 3,4% em 2024;PMI composto do Brasil sobe a 51,2 pontos em fevereiro;Brasil fica em 20º

PRINCIPAIS DESTAQUES Taxa de desemprego vai a 6,5% no trimestre encerrado em janeiro;IPCA-15 sobe 1,23% em fevereiro;Contas externas do Brasil

UM OLHO NO BRASIL IBC-Br cai 0,73% em dezembro e acumula alta de 3,80% em 2024. Conforme dados divulgados nesta