Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (03), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou 1,4% no segundo trimestre, totalizando R$ 2,9 trilhões em valores correntes, acelerando após crescer 1% no trimestre imediatamente anterior, segundo dados revisados.
Com o resultado, o PIB do país subiu 3,3%, ante ao mesmo período de 2023. Os dados vieram acima das estimativas dos analistas, que projetavam alta de 0,90% no trimestre e de 2,7% na base anual.
No segundo trimestre, pelo lado da oferta, o setor agropecuário caiu 2,3%, refletindo os problemas climáticos observados no fim de 2023. Contudo, essa queda foi compensada pelo avanço de 1,8% da indústria e de 1% do setor de serviços.
Pela ótica da demanda, o consumo das famílias e o consumo do governo avançaram 1,3%, enquanto os investimentos registraram alta de 2,1% neste trimestre.
Segundo o Relatório Focus, publicado na última segunda-feira (02), a expectativa para o crescimento do PIB em 2024 é de 2,46%.